segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Como estão seus Backup´s?

Pensei muito em que assunto abordar no primeiro post do Blog da Unigex e resolvi falar sobre as sempre esquecidas cópias de segurança dos dados, mais conhecidos como Backup´s.

Tenho um grande amigo que diz "Existem dois tipos de empresário, os que já perderam e os que ainda vão perder seus dados".

Dito desta forma parece que não há esperança, mas não é bem assim, pode sim existir empresas que nunca passaram, nem passarão pela terrível situação de perder seus preciosos bancos de dados, desde que tenham isto como uma verdadeira prioridade em seus processos.

Quando penso em backups de dados sempre tenho em mente as seguintes perguntas:

  • Tenho a certeza de que os procedimentos de backup estão sendo executados nos períodos e métodos corretos?
  • Tenho a certeza de que se perdesse neste momento os dados que estão no meu sistema conseguiria recuperá-los a partir dos backups existentes?
  • Houve algum teste recente de recuperação de informação a partir dos meus backups?

Se você respondeu NÃO para alguma das 3 perguntas, você está numa Situação de Risco!!!

Nestes 25 anos de trabalho com sistemas empresariais já vi muitas empresas que, por falta de cuidados com o backup tiveram sérios prejuizos. E quando falo em prejuizos não falo só no desembolso de milhares de reais para recuperar um disco rígido, falo também de perda de informações gerenciais, desmotivação da equipe em ter de recuperar informações com muito retrabalho e outros...

Mesmo a Unigex não sendo responsável pelos backup´s dos clientes temos sempre o cuidado de estar sempre lembrando a todos da importância dos mesmos para que ninguém venha a passar por uma situação desastrosa.

E então, como estão seus Backup´s?

Nenhum comentário:

Postar um comentário